segunda-feira, 21 de março de 2011

Por que comer carne de rã?

A carne de rã é um alimento altamente nutritivo, por seu expressivo teor proteico e por ser livre de gorduras entre suas células e fibras. Este fato faz da carne de rã um alimento de fácil digestão, sendo indicado para convalescentes, principalmente aqueles que foram acometidos por afecções cardíacas. Ela também é indicada para pessoas de " estômago delicado", com diferentes distúrbios digestivos e para dietas de emagrecimento.
É parte integrante da dieta de bebes e crianças com alergia à proteína animal, mas não só dos bebes, adultos e idosos também podem e devem se beneficiar dos valores nutricionais deste anfíbio anuro, que tem baixíssimo teor de gordura e de colesterol e é rico em proteínas e sais minerais.
Numa análise feita para a Universidade de Uberlândia constataram que, dos dez aminoácidos essenciais responsáveis pela manutenção do organismo humano, nove estão presentes na carne de rã. E uma análise feita pelo ITAL - Centro de Tecnologia de Carnes, teve como resultado:

Proteína (g/100g)   ...........................    17,70
Gordura(g/100g)   ............................      0,27 
Açúcares Totais(g/100g) .................       0,00
Valor Calórico (kcal/100g)  .............     73,23
Colesterol (mg/100g)  ......................     34,00
Gordura Saturada(g/100g)  ..............       0,10
Fibra total(g/100g)  ..........................       0,00
Sódio(mg/100g)  ..............................      63,17
Ferro(mg/100g)  ...............................     <0,1
Cálcio(mg/100g)  .............................      10,82

Mesmo com tantas qualidades, há falta de informação e conscientização do consumidor a respeito dessa preciosidade. Por questões culturais, trata-se de um alimento ainda em fase de aceitação pelo mercado nacional. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário