sexta-feira, 29 de junho de 2012

Um predador com carinha inofensiva


Libélulas e suas Ninfas


Para quem tem interesse em criar rãs, é bom tomar cuidado com as libélulas. Aparentemente inofensiva este inseto pode causar um estrago no tanque de girinos. A libélula é um inseto alado pertencente à sub-ordem Anisoptera.


Como características distintivas contam-se o corpo fusiforme, com o abdómem muito alongado, olhos compostos e dois pares de asas semi-transparentes. As libélulas são predadoras e alimentam-se de outros insetos, nomeadamente moscas e mosquitos.


As libélulas tem preferência por lugares nas imediações de corpos de água estagnada (poças ou lagos temporários), zonas pantanosas ou perto de ribeirões e riachos. Depois da fecundação, os ovos são liberados dentro da água ou em alguma planta submersa.


As larvas de libélula (chamadas ninfas) são aquáticas, carnívoras e extremamente agressivas, podendo alimentar-se não só de insetos mas também de girinos e peixes jovens.


Pronta para decolar


Duas a três semanas depois de postos os ovos, surgem as larvas das libélulas. Começa um longo ciclo de vida aquática, que, em algumas espécies, pode durar até cinco anos.


Em sua existência submersa, a larva se alimentará de microcrustáceos, filhotes de peixes, girinos e outras larvas e passará por até 15 sucessivas metamorfoses até se transformar em uma naiade que se assemelha ao inseto adulto, porém se movimenta no meio aquático através de jatos de água que saem pelo reto, como um sifão. Em um dado momento, atendendo aos chamados de um relógio biológico, a naiade faz a transição do meio aquático para o terrestre onde fará sua última metamorfose.


A escalada do trampolim para o novo mundo é feita geralmente à noite, para escapar dos predadores. Subindo pela haste de alguma planta ou pela parede do tanque de girinos, a larva para de se alimentar e se mantém várias horas imóvel se preparando para a mudança. A libélula rompe seu último exoesqueleto pelo dorso, liberando primeiro a cabeça e o tórax e depois o abdômen (o processo leva de 30 a 40 minutos). Suas asas, úmidas, precisarão de duas a três horas para se solidificarem em contato com o ar. Daí, então, a libélula estará aparelhada e pronta para decolar.


Por isso é bom manter o tanque de girinos bem vedado para que nenhuma libélula entre e resolva fazer seu ninho no seu tanque de girinos. Se esse tanque é abastecido com água de nascente ou de um reservatório a céu aberto, é bom também colocar um filtro na entrada de água. Assim você não corre o risco de ter sua criação reduzida por estar alimentando larvas de libélulas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário